Fique por dentro de todos os nossos super descontos e novidades!
Dica: Como evitar prejuízos na sua Assistência Técnica
Se você trabalha com manutenção de celulares ou está pensando em iniciar nesse ramo sabe que uma das principais preocupações são os prejuízos. Para lidar com esse problema tão alarmante trouxemos aqui algumas dicas de como evitar prejuízos em sua Assistência Técnica.
1. Esteja sempre atualizado em sua área:
De início podemos ressaltar a falta de habilidade, tanto de quem acabou de iniciar no ramo quanto de quem já está a mais tempo na área. Infelizmente esse é um problema bem comum, por isso procure sempre se manter atualizado do mercado tecnológicos para que não seja pego de surpresa com problemas novos de celulares da nova geração. Saber como fazer um conserto e conseguir fazê-lo são coisas completamente diferentes, mas não se preocupe com isso, pois quanto mais você adquire experiência, mais aprendizado e agilidade você terá em seus consertos.
Procure sempre investir em sua formação como técnico e se mantenha atualizado, pois quanto mais conhecimento você adquirir, menores serão as chances de erros no seu trabalho, mesmo que esteja no começo.
2. Não cobre menos do que seu serviço vale:
Uma situação comum para quem inicia como autônomo em qualquer ramo é não saber ao certo como cobrar pelos próprios serviços, afinal sempre surge o medo de passar valores altos e acabar afugentando clientes. Porém é preciso lembrar que você investiu seu tempo e seu dinheiro para se tornar capacitado para fazer esse serviço, lembre-se de nunca desvalorizar sua mão de obra por medo de perder clientes.
Se preciso for, vá atrás de referências de preços com outros técnicos e não tenha vergonha de se basear neles no começo. Com o tempo você vai entendendo melhor suas necessidades reais no trabalho, e poderá fazer seus próprios preços. Para melhor se organizar e programar, deixe sempre atualizada uma planilha de entradas e saídas, assim você não se perderá em seus próprios lucros e dividendos. Outra dica é definir um valor fixo para sua hora de trabalho, podendo assim calcular o valor da sua mão de obra baseado no tempo de execução de cada serviço.
3. Cuidado com clientes que não pagam pelo seu serviço:
Outro problema recorrente nesse ramo são os clientes que não pagam pelo serviço e até mesmo não aparecem para buscar o aparelho, fazendo com que você desperdice sua mão de obra, seu tempo e seus recursos em um conserto que não lhe deu retorno algum. Mesmo que esse problema do famoso “calote” não possa ser simplesmente evitado, tenha algumas medidas consigo para que não saia totalmente no prejuízo com essas situações.
Por exemplo, peça um adiantamento do valor do serviço, mesmo que não evite totalmente o prejuízo, pelo menos você consegue suprir alguma peça de reposição, dependendo do modelo de aparelho que está prestando o trabalho.
Procure evitar e desconfie de clientes “espertinhos”, estes que chegam contando um único problema do aparelho quando na verdade há outros que podem lhe custar o triplo do valor inicial do serviço. Além disso, esses clientes podem simplesmente colocar a culpa dos problemas encontrados posteriormente em você e simplesmente se negarem a pagar o valor cobrado, portanto sempre avalie o aparelho na frente do cliente o mais minuciosamente possível, mesmo que aparentemente o problema seja um só.
Em todas as situações seja sincero com seu cliente, lhe diga sempre todos os detalhes dos problemas do aparelho e o deixe ciente do quanto aquilo vai custar, para que ele decida se vale a pena ou não pagar o conserto, isso pode evitar muitas dores de cabeça para você técnico, pois antes um serviço a menos do que um prejuízo a mais.
4. Escolha os fornecedores certos:
Grande parte de seus gastos como técnico serão em peças de reposição e ferramentas, portanto atente-se aos preços e as vantagens na hora da compra.
Nem sempre se trata apenas do preço. Claro que o preço mais baixo é sempre mais atrativo e fazer uma pesquisa de preço é fundamental, mas analise sempre as vantagens e benefícios que o seu fornecedor te proporciona como: qualidade das peças, tempo e preço da entrega, descontos, atendimento adequado, política de troca, etc.
Muitas vezes ter um fornecedor que ofereça esse conjunto de benefícios pode ser mais valioso do que somente ter um fornecedor com o preço mais baixo. Isso porque interfere diretamente na qualidade do seu serviço. E quanto melhor a qualidade, mais seus clientes ficarão satisfeitos, reduzindo também parte dos seus prejuízos.
Na Assistência Curitiba, você pode conseguir valores mais baixos e benefícios por ser um cliente fidelizado. Ou seja, ao manter uma frequência de compras você pode ter tabelas de preços com valores ainda melhores, além de descontos no frete e outras vantagens.
5. Teste as peças antes de instalá-las:
Para os mais experientes na área essa pode ser uma dica óbvia. Mas é sempre bom ressaltar a importância de testar as peças corretamente antes de instalá-las. Além de poupar tempo, isso pode evitar danos na peça caso tenha que remove-la facilitando na hora da troca caso apresente defeitos de fabricação. Confira como fazer o teste de telas de celulares e tablets.
Para os iniciantes
Sabemos que é difícil lidar com lucros e dividendos quando se está começando, portanto não fique se culpando por ter um prejuízo aqui e outro ali, você ainda está aprendendo a lidar com seu próprio negócio. Para resumir tudo o que falamos no post e dar algumas dicas rápidas separamos alguns tópicos para lhe ajudar nessa jornada inicial:
- Se puder, evite ao máximo aceitar o famoso pagamento “fiado”, muitas vezes o ‘depois nós acertamos’ nunca chega, então saiba dizer não.
- Como já citamos em um post anterior “Dica: Como iniciar no mercado de manutenção de celulares”, procure reduzir custos ao iniciar no ramo, um cantinho da sua casa pode ser sempre a melhor opção no começo.
- Ouça sua intuição quando um trabalho lhe parecer duvidoso ou mais do que você pode fazer, se sentiu que vai lhe causar problemas não tenha medo de recusar.
- Nunca pegue mais trabalho do que você pode fazer, pois além de se sobrecarregar você poderá atrasar a entrega de todos os aparelhos e gerar problemas com seus clientes, entenda seus limites por mais tentador que seja pegar todas as ofertas de trabalho que aparecem em sua frente.